Por Roger Huanca (UEPB)
Os modelos matemáticos nasceram da
necessidade de explicar fenômenos externos a esse campo do saber por
meio de métodos e conceitos matemáticos. Sendo assim, a modelização
matemática é mais uma plataforma de conhecimentos que permite pegarmos
uma situação problema, abstrairmos os seus dados, convertê-los a um
modelo matemático buscando um padrão, resolvermos tal problema
matematicamente e generalizarmos uma avaliação sobre os dados estudados.
É bastante recente o desenvolvimento de estudos no campo da modelização.
escrevemos sobre esse ambiente de aprendizagem e suas aplicações no
meio educacional: compreensão de conteúdos transdisciplinares, os
docentes devem trabalhar com padrões em suas aplicações.
Criar modelos matemáticos não é uma tarefa fácil, mas através dos seus
resultados pode-se chegar à compreensão de fatos até então implícitos do
ponto de vista minucioso do saber. Poder chegar ao entendimento das
manifestações decorrentes das mais diversas áreas do conhecimento
humano, ser consciente dos seus processos evolutivos, ser capaz de
realizar estimativas e discorrer sobre esses fatos, é sem dúvida
gratificante e intelectualmente positiva.
Nessa ótica a modelização consiste em uma ferramenta necessária ao
desenvolvimento de habilidades cognitivas tendo em vista que leva a
compreensão dos diversos fenômenos físicos ou naturais, bem como, suas
aplicabilidades cotidianas e não cotidianas.
A modelização matemática como mecanismo de transformação do objeto de
estudo em modelos matemáticos é ferramenta imprescindível para o
entendimento das coisas em suas minúcias. A agregação da modelização com
a resolução de problemas tornaram-na praticável até mesmo pelos alunos
da educação básica ou indivíduos da sociedade com um pouco de
conhecimento da matemática elementar e de aplicações das ferramentas
matemáticas, sem contar com a rapidez de compartilhamento dos
conhecimentos adquiridos por meio dos estudos de fenômenos modelados
matematicamente. O uso da resolução de problemas no ensino da matemática
requer sapiência e atualização constante por parte do professor, aluno,
direção escolar, pais, em fim, toda comunidade escolar, pois só assim,
teremos um ensino da matemática condizente com a modernidade dos fatos e
com as necessidades dos discentes deste século.
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