quinta-feira, 24 de abril de 2008

Coleção "Tendências em Educação Matemática"

A Coleção "Tendências em Educação Matemática" dirige-se aos profissionais de Educação Matemática, bem como para os futuros professores dessa área, de modo reflexivo e partindo do princípio de que todos podem produzir matemática nas suas diferentes expressões. De fato, ao fazer isso, a coleção também contribui para o aumento no escasso número de obras em língua portuguesa sobre a educação continuada de professores, trazendo no final de cada livro uma extensa bibliografia para que o leitor possa aprofundar-se em uma ou mais das inúmeras tendências de Educação Matemática apresentada na coleção.


Educação a Distância online

Borba, Marcelo de Carvalho - Educação a distância online / Marcelo de Carvalho Borba, Ana Paula dos Santos Malheiros, Rúbia Barcelos Amaral Zulatto. - Belo Horizonte : Autênica, 2007. 160p. - (Tendências em Educação Matemática, 16) ISBN 978-85-7526-259-7 - 1. Educação. 2. Matemática. 3. Educação a Distância. I.Malheiros, Ana Paula dos Santos. II.Zulatto, Rúbia Barcelos Amaral. III.Título. IV Série

Neste livro os autores apresentam resultados de mais de oito anos de experiência e pesquisas em Educação a Distância Online, com exemplos de cursos ministrados para professores de matemática. Além de cursos, outras práticas pedagógicas como comunidades virtuais de aprendizagem e o desenvolvimento de projetos de modelagem realizados a distância são descritos. Algumas das discussões nele apresentadas, como formação de professores, questões de metodologia de pesquisa, entre outras, podem ser adaptadas para outras áreas do conhecimento.


Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática

Borba, Marcelo de Carvalho - Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática / Organizado por: Marcelo de Carvalho Borba; Tradução: Antomio Olímpio Júnior. - Belo Horizonte: Autêntica, 2006. 140 p. - (Tendências em Educação Matemática, 13) ISBN: 85-7526-202-5. 1. Matemática. 2. Formação de Professores. I. Olímpio Júnior, Antonio. II. Título. III. Série

Neste livro, alguns dos mais importantes pesquisadores em Educação Matemática, que trabalham em países como África do Sul, Estados Unidos, Israel, Dinamarca e diversas Ilhas do Pacífico, nos trazem resultados dos trabalhos desenvolvidos. Os resultados e os dilemas apresentados por esses autores de renome internacional são complementados pelos comentários que Marcelo Borba faz na apresentação, buscando relacionar as experiências deles com aquelas vividas por nós no Brasil. Borba aproveita também para propor alguns problemas em aberto, que não foram tratados por eles, além de destacar um exemplo de investigação sobre a formação de professores de Matemática que foi desenvolvida no Brasil.


A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar

Moreira, Plínio Cavalcanti - A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente escolar / PLínio Moreira, Maria Manuela M. S. David. - Belo Horizonte: Autêntica, 2005. 120 p. - (Tendências em Educação Matemática, 11) ISBN: 85-7

526-151-7 - 1. Matemática. 2. Formação de professores. I. David, Maria Manuela M. S. II. Título. III. Série

Este livro é mais um volume da coleção "Tendências em Educação Matemática", escrita por pesquisadores em Educação Matemática, com larga experiência docente, que pretendem estreitar as interações entre a Universidade que produz pesquisa e os diversos cenários em que se realiza a educação. Cada livro indica um extensa bibliografia na qual o leitor poderá busca um aprofundamento em uma dada tendência em Educação Matemática.

Neste livro, os autores procuram apresentar e desenvolver uma concepção de formação matemática do professor, tendo como referência a prática profissional efetiva dos professores na educação básica. Uma concepção que situa o processo de formação do professor a partir do reconhecimento de uma tensão - e não identidade - entre educação matemática escolar e ensino da matemática acadêmica elementar.

Esta obra é leitura obrigatória a todo formador de professores de Matemática, pois, além de apresentar uma perspectiva epistemológica de prática docente nas disciplinas de Matemática do curso de licenciatura em Matemática, inaugura, também, uma nova perpectiva de pesquisa relacionada ao ensino das diferentes disciplinas matemáticas do curso de licenciatura, tendo em vista o desafio de proporcionar ao futuro professor uma profunda e avançada formação matemática voltada para as necessidades da educação escolar básica.

Informações de como adquirir esses livros, entre em contato com o GPIMEM

Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática

www.rc.unesp.br/igce/pgem/gpimem.html


Nenhum comentário: